Cuidados com a visão na gravidez

Você sabia que na gravidez podem ocorrer várias alterações na visão da mulher?

Oftalmologistas alertam para cinco sintomas comuns: desconforto provocado por lentes de contato, mudanças no grau, olho seco, inchaço nas pálpebras e maior sensibilidade à luz. O alerta é para que qualquer mudança seja investigada atentamente, e que pacientes com condições pré-existentes, como glaucoma, pressão alta ou diabetes, devem buscar orientação de um médico oftalmologista, antes mesmo de engravidar, para monitorar a visão durante o período gestacional. Confira quais os problemas visuais mais comuns durante a gravidez:

1. Olho seco. Temporário. Tende a desaparecer logo após o nascimento do bebê. Ideal – usar colírio lacrimal

2. Sensibilidade à luz. Geralmente, é um dos sintomas da enxaqueca, que pode ser acentuada na gestação por conta das variações hormonais. Ideal – conversar com o ginecologista antes de fazer uso de qualquer medicamento.

3. Mudança de grau. As variações hormonais também podem acarretar mudanças refrativas, aumentando o grau dos óculos ou das lentes de contato. Ideal – perguntar ao oftalmologista se não pode deixar a correção para depois da gravidez, pois o grau pode regredir.

4. Visão manchada. Durante a gestação, as chances de a mulher desenvolver diabetes são maiores, e a visão manchada pode indicar alto nível de açúcar no sangue. Ideal – monitoramento de um médico oftalmologista durante todo o período.

5. Formação de pontos pretos na imagem. A  visão manchada e a percepção de pontos podem ser sinais de pressão alta durante a gravidez.. Ideal – Acompanhamento médico, pois um nível muito elevado de pressão sanguínea pode provocar o descolamento da retina.

Confira alguns looks e modelos de óculos usados por grávidas fashionistas:

Produtos relacionados:

 

 

Compartilhar:

Deixe uma resposta